quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Projeto de leitura e produção textual em Geografia - Prof. Msc. Marcelo Garcia

Pelotas, 2 de outubro  de 2010.
Márcia Oliveira da Silveira

Os cachorros de rua

Atualmente, se verifica bastante cachorros abandonados nas ruas de Pelotas, alguém  precisa mudar essa história, pois os cachorros também têm sentimentos e precisam de cuidados  médicos (veterinários). Além disso, há necessidade de aplicar vacinas,  dar  banhos, remédios e cuidar destes animais, uma vez que os mesmos são portadores de doenças infecto contagiosas.
Como todos os bichos, precisam de carinho e amor . Os animais são  mais importantes  do que  alguns seres humanos.

Se vocês  não querem  seu  filhotinho  não  o abandone  nas ruas! Evite a proliferação de doenças e o sofrimento destes.


                                       
Pelotas,1º de novembro de 2010
Lucas de Ávila Lega

Boca de Lobo sem tampa
                 
       Estou tirando fotos dos problemas do bairro Fragata em Pelotas,bairro onde moro.Irei falar sobre as Bocas de Lobo que estão sem tampa.
      O problema encontra-se na rua Manoel Gomes da Costa esquina com a rua Manoel Conceição da Silva Santos.
     Isso é muito ruim para nós todos, porque é perigoso alguém cair e se machucar. Por isso eu acho que se alguém reclamar vai ser “bem feito”, e essa reclamação irá ajudar toda a sociedade.
     A sociedade ficará satisfeita se conseguirmos solucionar este problema, extremamente perigoso!



Pelotas, 26 de outubro de 2010.

Depósito irregular de pneus
Cátia Beatriz Feijó

Na Avenida Francisco Caruccio, um terreno baldio tornou-se, há muitos anos,  um “deposito” irregular de pneus. Apesar da existência de uma placa com a frase “PROIBIDO COLOCAR PNEUS”, as pessoas ainda depositam e descartam seus lixos no local.

Imagine?! Se tivéssemos o interesse de cuidar do meio ambiente, não existiriam estes problemas.

Portanto, jogar lixo nas ruas tornando-as depósitos de pneus e de outros detritos é ruim,  podendo trazer pragas e  proporcionar a reprodução de mosquitos, ratos e outros insetos prejudiciais à saúde..

Cuide do Meio Ambiente! Polua  menos




Pelotas 4 de novembro de 2010

O canal do pepino :  Limpeza no esgoto
Carolina
  
Os esgotos têm que estar sempre limpos porque o mau cheiro que largam no ar  incomodam as pessoas que, por não terem outra opção,  moram ao redor e não possuem condições para limpar. A prefeitura também não ajuda e para piorar, outras pessoas  jogam vários tipos de lixo como  ferro velho, garrafas PET etc.
Agora parece que estão tomando providências e próximo à Av. Domingos de Almeida estão sendo colocadas canaletas para o escoamento da água,  o que evitará o mau cheiro.
Maria Carolina Mattos Rodrigues.


                          
 

Pelotas,02 de novembro de 2010

Lixo Jogado Na Calçada
Lucas mattos da silva

Quando falamos de lixo é complicado, na Vila Hilda há muito lixo porque algumas das pessoas jogam bastante lixo em valas,ruas e calçadas.
Depois com um entopem boeiros e depois causam enchentes e a Vila Hilda fica cheia de água, os moradores já reclamaram mas infelizmente lá na Vila Hilda existem pessoas que adoram jogar lixo nas calçadas,eles comem e jogam o resto no chão,as pessoas poderiam ter vergonha de jogar lixo nas calçadas porque estão danificando o meio ambiente.

*Os moradores poderiam se juntar e limpar toda a Vila Hilda iria ser  ótimo para todos os moradores o para o meio ambiente*  ;)




Pelotas, segunda-feira, 29 de novembro de 2010, 10h38min.Diário Popular
q         
Diferentemente do publicado até às 20h foram 300 hectares queimados em Piratini.

Três incêndios em mata e em campo estão dando muito trabalho às equipes de Bombeiros da Zona Sul neste domingo (31). Em Piratini, o fogo que toma conta de 300 hectares de uma mata de pinos, nas proximidades da Agrofil, 4º distrito do município. “Tivemos que acionar a equipe que está de folga devido ao volume de ocorrências, entre incêndios e quedas de árvores, postes, fios e telhados”, informa um oficial do Corpo de Bombeiros.

Mais de 150 pessoas, entre bombeiros e civis, trabalham para tentar conter as chamas. A fumaça no local pode ser vista a uma distância de 30 quilômetros.

Já em Morro Redondo, uma guarnição de Pelotas trabalhou durante toda manhã para apagar as chamas que se multiplicavam por causa da intensidade do vento, em uma zona de mata de acácia, que fica próxima a uma indústria de conservas e de residências, na avenida Jacarandá.
Bombeiros da corporação de Jaguarão também atuam em conjunto com uma equipe da Prefeitura de Arroio Grande para combater o fogo que se espalha numa área de campo localizada no quilômetro 620,da BR-116.
Maria Carolina Mattos.




 Pelotas, 25 de novembro de 2010.

O  lixão
Cátia  Beatriz Feijó

Na  praia  do  laranjal,  próximo ao trapiche, encontramos  entulhos  da  construção civil  num terreno baldio . Tal problema seria amenizado com fiscais  para visitar  estes  locais. Temos que cobrar nossos  direitos  pois,  pagamos  impostos e queremos uma cidade limpa .
O nosso Laranjal   tem que ser cuidado,  não só  no verão  para  receber  turistas,  mas para nós, pelotenses. No inverno, nossa  praia  fica  cheia  lixo e cachorros doentes, que ficam    contaminando a areia da orla. Se as  construtoras parassem  de espalhar seu  lixo, não só na praia, mas em outros  lugares da nossa cidade, certamente teríamos  prazer em circular pelas ruas e curtir a nossa tão amada Lagoa.




















Pelotas,25 de novembro de 2010
Patrícia Meirelles.
Trilhos,Problema ou Soluções?

Semana passada, veio a notícia de que a ferrovia será retirada da rua Leito da Aviação Férrea, bairro Simões Lopes.
Mas será que esse projeto vai dar certo?
Nós moradores,não só da rua ,mas de todo o Bairro Simões Lopes,esperamos que não seja só mais uma promessa, uma vez que a rua Leito da Aviação Férrea,está precisando ser vista com outros olhos, porque do jeito que está não pode  continuar.
Escuto essa história de que os trilhos serão retirados desde quando eu era criança, e isso já faz 25 anos. Sinceramente acho que esse projeto irá ficar só no papel, já que o diretor da América Latina não deu certeza de que esse projeto irá ser realizado.
Entretanto, esperamos que o mesmo seja efetivado, pois a localidade necessita de melhorias de infra-estrutura, de saneamentos básico e de limpeza, mostrados na foto.  Além disso, a retirada da linha férrea, poderá acabar com as mortes nos trilhos, com os atropelamentos, suicídios e rachaduras nas casas, que assolam a área.

Então fica a questão. Será que irá ser retirada a via férrea do bairro?
Isso só o tempo, irá nos dizer!