quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Charqueadas São João.




Charqueada São João

Localização: Nas margens do Arroio Pelotas - Estrada da Costa, 500
Possui acesso pelo interior da cidade através da Av. Domingos de Almeida.
Dias de funcionamento: Diariamente, incluindo Sábados, Domingos e Feriados, mas é preciso realizar agendamento.
Telefone para informações: (53) 228 2425

Atividades :
Tour monitorado pela casa, área interna e externa (Duração: 45min.) ;
Passeio de barco “Rota das Charqueadas” (Duração: 50min.)

Um pouco da história
     Construída em 1810, situada na margem direita do Arroio Pelotas, foi charqueada do ilustre português Antônio Gonçalves Chaves, autor do clássico "Memórias Ecônomo-Políticas sobre a Administração Pública do Brasil"(1817 a 22).
     Em estilo colonial, residência térrea com pátio interno, formada a partir de ampliações sucessivas, que configura um grande retângulo. Foi mandada construir uma primeira residência com cozinha em anexo. Em uma segunda etapa, teriam sido construídas as alas leste e sul, desenhando uma espécie de C, com pátio de serviço aberto ao centro. Por último uma ampliação serviu para fechar o pátio central, através da construção de um depósito. Ainda tem resquícios do que foi a senzala e um jardim ornado de estátuas do Porto, fontes d'agua e figueiras centenárias. Nas paredes, estão expostos alguns objetos de uso nas charqueadas.
     Auguste de Saint-Hilaire, célebre viajante e naturalista francês, descreveu o prédio como "dividido em grandes peças, que se comunicam, umas com as outras, e ao mesmo tempo, se abrem para fora", ou seja, "gênero de distribuição adotado em todo o Brasil". A fachada principal (norte e de costas para o arroio) apresenta sete aberturas, cunhais, soco, beiral com cimalha e pequena calçada.

Patrícia Meirelles.







 







Localização: Rua Alberto Rosa, 251
Construção:1915.
    Predomina o estilo Colonial-Português. Foi erguida em honra ao Sagrado Coração de Jesus.


Lucas de Ávila



Casarão 6


Localização: Pç. Coronel Pedro Osório, nº 6.
Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta das 8:00 às 18:00
Telefone para informações: (53) 3222 0222
Não é cobrada taxa para visitação.
Um pouco da história
Construção: 1879
    Construída por José Izella Merotte. Seus primeiros moradores foram os Barões de São Luís, Sr. Leopoldo Antunes Maciel, sendo mais tarde passado para uma de suas descendentes, D. Othília Maciel, casada com o Sr. José Júlio Albuquerque Barros, que foi prefeito de Pelotas. É a casa central do maior conjunto arquitetônico neo-renascentista preservado na América Latina.
    Construção no limite do terreno, situada no centro do quarteirão. Simétrica tanto na planta quanto em fachada, possui recuo ajardinado, que aliado a um pátio interno proporciona uma planta em forma de "H". Sua fachada de porão alto possui sacadas e uma varanda formada por um jogo de arcos e colunas, cujo acesso é feito por escadaria dupla. O coroamento da edificação, em platibanda mista, torna-se diferenciado no torreão central, onde este é feito com um frontão triangular, sendo que ambos sustentam belas estátuas.
    Esta imponente edificação constitui a atual sede da Secretaria Municipal de Cultura e destaca-se pelos vários detalhes que apresenta ao longo de sua fachada.

Patrícia Meirelles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário