segunda-feira, 22 de novembro de 2010

                                                  
Quartel Legalista - "Casa da Banha"
Localização: Praça Cel. Pedro Osório
Construção: século XIX, década de 30.


     Durante a Revolução Farroupilha (1836), serviu de quartel general a Manuel Marques de Souza - Conde de Porto Alegre. O prédio conserva ainda a simplicidade do ritmo de cheios e vazados do prédio original que, dentre as várias modificações e descaracterizações, teve o telhado com beiral modificado em 1926, recebendo uma platibanda cega.
     Mais alguns aspectos da rica história deste casarão: Manoel Marques de Souza (futuro Conde de Porto Alegre), 1836, ali aquartelou-se, durante a Revolução Farroupilha, com dois batalhões, um deles de soldados portugueses.
     Resistiu durante dias, ameaçado pela fome e sede, e ainda ter seu paiol explodido pelos tonéis de pólvora dos Farrapos. Entregou-se e foi preso.
     O sobrado também foi sede da Câmara Municipal, redação do jornal Diário de Pelotas, Colégio José Seixas, Colégio Salvador, e de seu sucessor Bernardo Taveira Júnior, Colégio do Dr. Braziliano da Costa e Silva, estação telegráfica, sede da União Republicana, sede da Igreja do Redentor, Quartel da Polícia, Prisão de Miguel Barcellos, sede da Sociedade Eutherpe Musical, Clube Carnavalesco Demócrito.
     Desde de 1921 passou a ser propriedade do Clube Caixeiral.


Lucas Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário