quinta-feira, 28 de junho de 2012

Revoluçao Francesa...


O que foi a Revoluçao Francesa ? Quando Aconteceu? 
 
Devido à miséria em que se encontrava a população francesa do século XVIII ocorreu no dia 14/07/1789, em Paris um movimento popular que tinha como objetivo por fim a monarquia e acabar com a desigualdade. O marco central desse movimento foi à queda da Bastilha, uma vez que a marca do regime absolutista era as prisões efetuadas em todo o país. Os revolucionários tinham como lema os seguintes dizeres: "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".
A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Mas, por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. A Revolução Francesa também influenciou, com seus ideais iluministas, a Independência dos Estados Unidos, dos países da América Espanhola e o movimento de Inconfidência Mineira no Brasil.



O que foi o Bastilha e oque significou sua destruição ?

O que é a Bastilha, símbolo do absolutismo, história da França, Revolução Francesa. Queda da Bastilha tornou-se um marco e símbolo da queda da monarquia francesa. Inclusive, o 14 de julho foram escolhidos pelos franceses como feriado nacional e data de celebração da Revolução Francesa.
No grupo dos girondinos tornaram-se famoso Thomas Paine (1737-1809) e o Marquês de Condorcet (1 743-94). Continuando a sua brilhante atividade de panfletário da Revolução Americana, Painel embarcara para a Inglaterra, decidido a abrir os olhos do povo desse país para "a loucura e a estupidez do governo". Em 1791 publicou sua célebre obra Os Direitos do Homem, que era um ataque virulento ao livro de Edmund Burke, Reflexões sobre a revolução da França, aparecido no ano anterior.


Fale sobre os lideres da Revolução Francesa.


Maximilien François Marie Isidore de Robespierre, advogado de formação, foi um dos principais líderes jacobinos do período da Convenção. Por sua postura firme em nome dos ideais da Revolução Francesa, foi apelidado de “incorruptível”.


Georges Jacques Danton foi um brilhante advogado em Paris e árduo defensor do fim da monarquia. Ele foi um dos líderes do grupo republicano cordeliers. Quando se posicionou pela suspensão das mortes na guilhotina, foi acusado de traidor e condenado à morte.


Jean-Paul Marat, médico e escritor, foram um dos mais radicais líderes jacobinos da Revolução Francesa. Em 1793, foi assassinado por uma mulher que apoiava o grupo político contrário (os girondinos).
Após várias colheitas malsucedidas, o aumento exorbitante no preço do pão e a decadência do regime monárquico, a França passou por uma série de revoltas populares a partir de 1785. Nesse momento, a pacata vida de oficial do exército desfrutada por Napoleone começou a mudar. Em 1789, o tenente Buonaparte foi convocado para conter as mobilizações populares que se multiplicavam em toda a França.
Apesar dessa ação, Napoleone escreveu uma série de panfletos em apoio ao movimento republicano e, por causa disso, com a queda da monarquia e a transformação do país em uma república, foi promovido a tenente-coronel da Guarda Nacional de sua cidade natal, Ajaccio, quando acabou com as intenções separatistas de seus conterrâneos da Córsega. Claro que isso teve conseqüências: toda a família Buonaparte teve que fugir da Córsega e se mudar para a França. Nessa ocasião, Napoleon mudou seu nome para Napoleão.
Com os Jacobinos de Robespierre no poder, durante o período da Convenção(1792-1795), Bonaparte foi chamado para dominar o porto de Toulon, que havia sido entregue aos ingleses pela população local que apoiava os monarquistas. Apesar de não ser o oficial de mais alto patente encarregado da operação, Napoleão convenceu o irmão de Robespierre (responsável pela administração da região em que se localizava Toulon) a adotar uma estratégia em que a artilharia seria a principal unidade a agir na operação. Os outros oficiais não concordaram prontamente com essa nova tática, mas foram forçados, por Robespierre, a aceitá-la. Como conseqüência da operação comandada por Napoleon, os monarquistas e os ingleses que ocupavam o porto foram expulsos em 48 horas. Com isso, cresceu o prestígio do jovem militar, que foi imediatamente promovido a general-de-brigada.
Porém, com a queda do líder jacobino Robespierre, em julho de 1795, Bonaparte acabou “desempregado” e passou por maus bocados, incluindo duas semanas na prisão. Até que, em outubro, foi chamado para acalmar (entenda-se “botar para correr”) o povo que se revoltava contra a Convenção. À custa da morte de mais de 200 pessoas, Napoleon garantiu seu futuro político e uma vaga entre as lideranças militares atuantes no período do Diretório (1795-1799). Pouco depois, ele se tornaria noivo de Josephine de Beauharnais, ex-amante de Paul Barras, presidente do Diretório.



Qual a politica dos Partidos Girondinos e Jacobinos.


Girondinos
Os Girondinos faziam parte um grupo político moderado durante o processo da Revolução Francesa. Seus integrantes faziam parte da burguesia francesa. Eram assim chamados, pois faziam parte do partido político conhecido como Gironda. Liderados por Jacques Pierre Brissot, os Girondinos compunham o Terceiro Estado, junto com os Jacobinos e os Cordeliers.
Os Girondinos defenderam, durante o processo da Revolução Francesa, a instalação de uma monarquia constitucional na França, após a queda do absolutismo. Portanto eram contrários ao radicalismo defendido pelos jacobinos.
Com a instituição do regime do Terror pelos jacobinos, os líderes girondinos foram eliminados em outubro de 1793. 



Jacobinos
Os Jacobinos faziam parte de uma organização política, criada em 1789 na França durante o processo da Revolução Francesa. No princípio tinham uma posição moderada sobre os encaminhamentos revolucionários, porém, com a liderança de Robespierre, passaram a ter posições radicais e esquerdistas.
Após a queda de Robespierre em 1794, os jacobinos tiveram suas atividades proibidas na França, sendo dissolvido no ano de 1799.



Nenhum comentário:

Postar um comentário