200 Anos de pelotas
O relógio digital instalado há um ano no jardim, em frente ao Paço Municipal, e que fazia a contagem regressiva para a chegada dos 200 anos de Pelotas, cumpria hoje seu destino, sinalando 7 de julho de 2012, dia do bicentenário do Município. O mesmo relógio registrava temperatura de 8ºC e pouco mais de 10h30 no momento em que teve início o Cerimonial dos 200 anos de Pelotas, na frente da Prefeitura. O Ato Cívico em homenagem ao bicentenário foi uma iniciativa, promoção e realização do Núcleo Municipal da Liga da Defesa Nacional. O prefeito Adolfo Antonio Fetter agradeceu a todos pela presença e disse que, ao longo deste semana, tem sido difícil conter a emoção. “É uma honra estar sendo o prefeito de Pelotas em um momento tão especial como este e poder estar aqui no dia em que nossa cidade completa 200 anos. Uma cidade que é hoje formada por muitas etnias e por uma multiplicidade de culturas, de ideologias, de religiões. Tudo isso faz de Pelotas o que ela é hoje. Não é o aniversário do prefeito, nem da Prefeitura, é o aniversário da cidade e, independentemente de quaisquer divergências, cada cidadão pelotense está de parabéns e deve comemorar. Fico muito grato e me sinto orgulhoso de poder representar a cidade em uma data tão importante como hoje, dia de seu bicentenário”, disse o prefeito, comovido.
Durante o Ato Cívico, houve pronunciamento do presidente da LDN em Pelotas, Claudionor de Vargas Nascimento, e após a menção das autoridades presentes, foram hasteadas as bandeiras nacional, estadual e municipal pelos escoteiros Wayner Souza, do Grupo de Escoteiros São Francisco de Assis, representando o cônsul de Portugal em Pelotas, Francisco José Leal Serra; Michel Amaral, da Escola Municipal Jornalista Deogar Soares, representando o capitão de Corveta Gilton Lara de Mendonça; e Estefani Barreto Pereira, aluna do Colégio Tiradentes, da Brigada Militar, representando o prefeito Fetter.
Todos foram convidados a cantar o Hino Nacional, com acompanhamento da Banda de Música dos Fuzileiros Navais de Rio Grande, sob a regência do mestre suboficial Eduardo Pereira. Também foram entoados os hinos Riograndense e de Pelotas, com acompanhamento da banda da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8º BIMtz).
A solenidade contou com a leitura da lei decretada, em 9 de julho de 1835, pela Assembleia Legislativa Provincial e sancionada pelo então presidente da Província do Rio Grande do Sul, Antônio Rodrigues Fernandes Braga, que elevou as vilas de São Francisco de Paula e de Rio Grande à categoria de cidade, com as denominações, respectivamente, de Pelotas e Rio Grande. Também houve lançamento do carimbo comemorativo aos dos 200 anos de Pelotas e diversas homenagens à cidade por meio de placas, entregues ao prefeito.
No final da cerimônia, Fetter convidou a todos para se dirigirem ao Mercado Central para conhecer as novas instalações, após a revitalização do prédio histórico.
Postagem: Kassio Kothe
Nenhum comentário:
Postar um comentário