segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A Inovada Revolução Farroupilha




A Semana Farroupilha, evento promovido pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Sorocaba para lembrar a Revolução Farroupilha, que durou 10 anos e tinha como objetivo a separação do estado do Rio Grande do Sul do Brasil, seguirá encerrada no próximo dia 20 de setembro, às 20h, na sede do CTG (Rua Salto de Pirapora, 10, Jardim Iguatemi). Além de apresentações de danças típicas, como a invernada, e de culinária gaúcha, com feijão tropeiro e arroz carreteiro, será realizada a cerimônia em que se apaga a chama crioula - um lampião que permanece aceso durante os festejos.

As comemorações que marcam esse momento histórico foram realizadas ontem no Casarão de Brigadeiro Tobias. Cerca de 50 de cavaleiros em veste típicas, convidados pelo CTG, saíram do Parque Natural, no Alto da Boa Vista, em direção ao Casarão, no bairro Brigadeiro Tobias, para participar de um típico churrasco gaúcho. O evento era aberto ao público, no entanto alguns cavaleiros que participaram da comitiva não puderem entrar com seus cavalos na recinto que pertencente ao Casarão, o que provocou discussões entre os participantes.

José Elisberto Bueno ressaltou o fato do espaço ser público. "Fomos convidados. Viemos até aqui e não podemos entrar", comentou bastante exaltado. "Isso é uma afronta. Fiz e faço parte do CTG e não posso entrar com minha tropa. Esse é um evento de confraternização. Mas agora vamos embora", disse. Segundo Álvaro Augusto, do Centro de Treinamento de Muares e um dos responsáveis pela programação cultural do Casarão, havia um acordo firmado entre o CTG e a Prefeitura de Sorocaba, parceira do evento, permitindo somente a entrada da tropa do centro de treinamento como forma de proteger tanto o espaço histórico quanto as mulas que ficam no local e integram as atividades realizadas no Casarão.



   Editado por : Marjorie Robaina e Paula Munsberg
Etapa : 8° Fase .
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário