Republica velha
Nome. Shaiane Willrich, Joao Marco Oliveira da Silva 3 Medio Noite
A REPÚBLICA VELHA integra o projeto didático HISTÓRIA CANTADA, que une música, literatura e história, com o objetivo de despertar entre todos os segmentos do público, o interesse pela história do Brasil.
As letras e melodias de “A República Velha Cantada”, compostas pelo músico e escritor carioca Carlos Lopes, ressaltam as características de cada um dos 13 Presidentes da República Velha ao som de sambas, marchinhas, rocks e baiões. As composições, executadas por um quarteto de cordas, mesclam o popular e o erudito.
Ao compararmos o passado com o presente, o Brasil “real” e o “fictício”, o Brasil do interior com o das capitais, compreendemos as questões atuais, o que também estimula o debate, tanto sobre algumas formas de governo (Império, República Velha, Ditadura, Democracia), como sobre a construção da cidadania (relação governo e população) e as pretensas causas que geraram alguns dos problemas atuais (educação, exclusão social, favelização, crises institucionais).
A HISTÓRIA.
República Velha é o período da história do Brasil que se estendeu da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, até a Revolução de 1930 que depôs o 13º e último presidente da República Velha, Washington Luís.
Há 100 anos, o presidente Hermes da Fonseca, sobrinho do Marechal Deodoro da Fonseca, 1º presidente do Brasil, instituiu a Política das Salvações. “Salvar o país, o povo e as instituições” ainda é um tema reincidente na política da nação
muito bom. belo trabalho
ResponderExcluirRepublica Velha nos deu a enteder que os politicos da epoca nao se interessava para com os moradores das colonias e quilombos tal qual os dias de hoje.
ResponderExcluir