quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Álcool X Direção: Na contramão da Vida!!

Adriano Imperador é multado após recusar bafômetro no Rio de Janeiro
O jogador de futebol Adriano, 31 anos, teve a carteira de motorista apreendida ao se recusar a fazer o teste do bafômetro numa blitz da Operação Lei Seca RJ.
Segundo o governo do Estado, o Imperador, como é conhecido, também foi multado em R$ 1.915,40 e perdeu sete pontos na carteira. Para sair do local com seu carro, um Mercedez CLS 63, Adriano precisou apresentar um condutor habilitado.

Fonte: Zero Hora 08/09/2013 | 18h16


Esta notícia é o reflexo de que muitas pessoas desconsideram o fato de que álcool e direção não combinam.  Desde a implantação da Lei Seca, o número de acidentes diminuiu, mas ainda existem pessoas que se consideram super heróis e acham que nada vai acontecer com eles e acabam se envolvendo em acidentes, tirando a própria vida e/ou de terceiros.
O uso do álcool pode desencadear efeitos e aumentar a probabilidade de acidentes, tais como: o sistema nervoso sofre paralisia, a visão piora e o campo de visão fica mais estreito, a concentração fica mais lenta e perde-se o senso de equilíbrio.
O álcool encontrado nas bebidas é o etanol, uma substância resultante da fermentação de elementos naturais. O álcool da aguardente vem da fermentação da cana-de-açúcar, e o da cerveja, da fermentação da cevada, por exemplo. Quando ingerido, o etanol é digerido no estômago e absorvido no intestino. Pela corrente sanguínea suas moléculas são levadas ao cérebro.


Parte Biológica do álcool no organismo
É no intestino que 75% das moléculas de etanol passam para o sangue.
1. O principal ingrediente das bebidas alcoólicas é a molécula de etanol. Assim que a pessoa toma um gole, uma pequena parte dessas moléculas já começa a entrar na corrente sanguínea pela mucosa da boca.
2. Pelo esôfago, a bebida chega ao estômago. Até deixar esse órgão só 25% do etanol entrou no sangue. O resto só cai na corrente sanguínea quando a bebida chega ao intestino delgado - órgão cheio de vasos e membranas permeáveis.
3. São necessários de 15 a 60 minutos para todas as moléculas de etanol entrarem na circulação e se espalharem pelo corpo. Esse tempo depende de fatores como a presença de comida no estômago e a velocidade com que a pessoa bebeu.
4. Quando cai no sangue, as moléculas de etanol são transportadas para todos os tecidos que têm células com alta concentração de água - órgãos como cérebro, fígado, coração e rins.
5. No fígado 90% das moléculas de etanol são metabolizadas - quebradas em partes menores para facilitar sua eliminação. Ele processa por hora o equivalente a uma lata de cerveja. Acima disso, o etanol passa a intoxicar o organismo e causa grandes efeitos.
6. Quando o etanol carregado pelo sangue chega ao cérebro, ele estimula os neurônios a liberar uma quantidade extra de serotonina. Esse neurotransmissor - substância que leva mensagens entre as células - serve para regular o prazer, o humor e a ansiedade. Por isso, um dos primeiros efeitos do álcool é deixar a pessoa desinibida e eufórica. Se a pessoa segue bebendo, outros dois neurotransmissores são afetados. O etanol inibe a liberação do glutamato, que por sua vez regula o GABA. Sem o controle do glutamato, mais GABA é liberado no cérebro. Como esse neurotransmissor faz os neurônios trabalhar menos, a pessoa perde desde a coordenação até o autocontrole.
7. Na ação do álcool nos rins a gente explica por que quem bebe faz muito xixi. E um efeito colateral do excesso de urina acaba atingindo o coração. É que pelo xixi são eliminados minerais como magnésio e potássio que ajudam a manter o batimento cardíaco. Durante e após uma bebedeira o ritmo do coração pode apresentar alterações.





Querido Alunos: Não se deixem influenciar pela mídia, pelos amigos e pela sociedade. Tenham consciência de que álcool e direção não combinam. Pare e Pense: A festa acaba mas a sua vida não! 
Profª Raquel Massot (Ciências e Biologia)


Um comentário:

  1. Querida Raquel!!!!Queridos alunos da Escola Eraldo Giacobbe SESI...Parabéns pela belíssima postagem ...temos que conscientizar a população do perigo de beber e dirigir...MATAR ou MORRER!!!! Ficar com sequelas terríveis...ou deixar nos demais consequências irreversíveis. Um grande abraço da Anita Carrasco

    ResponderExcluir