Obrigada pela participação de cada um .
Um grande abraço da Anita.
Catedral São Francisco de Paula
Localização: Pç. José Bonifácio, 15
Funcionamento: Segunda a Sexta - 13:30 às 18:00
Domingos - 19:00 às 20:00
Telefone para informações: (53) 222 2096
Não é cobrada taxa para visitação
Um pouco da história
A história do mais importante edifício religioso de Pelotas pode ser dividida em, pelos menos, três fases. A primeira, foi com a construção da capela em 1813, por iniciativa do Pe. Felício da Costa Pereira, que foi seu autor, projetou e executou a obra, pequeno santuário, construído em alvenaria com duas águas e telhas de barro. Era constituído de uma nave de 6,6 m x 13,20 m (incluindo a capela-mor), sem torres e sacristia.
A Catedral abriga, desde os primeiros tempos, a imagem de São Francisco de Paula, de origem artística desconhecida, tendo sido trazida da Colônia do Sacramento.
Em 1826, após ter sido destruída por um raio, foram iniciadas as obras de um "novo templo", pelo lado de fora do primitivo. Em 1846, o Imperador D. Pedro II, lança, na Praça da Regeneração (hoje Cel. Pedro Osório), a pedra fundamental para a construção de uma nova catedral, no entorno da praça.
Em meados do século XIX, a Catedral já apresentava a fachada atual, com seu pórtico e terraço, com seu jogo de ordens superpostas (dóricas no térreo, jônicas no primeiro pavimento e coríntias nas torres) com sua platibanda e pequeno frontão; com duas torres sineiros e com suas duas cúpulas características. Era ainda muito primitiva: nave única, tribunas laterais, altar-mor ao fundo e duas bases nas torres. Em 1915, sofreu uma ampliação: um prédio de dois pavimentos é anexado para servir de salão paroquial. Em 1933, uma nova reforma ampliou sua capacidade para 1700 pessoas. O altar-mor foi recuado para o fundo, a sacristia ocupou o pavimento térreo do salão paroquial, eliminaram-se as tribunas. As janelas laterais foram retiradas e substituídas por vitrais com passagens bíblicas. Os vitrais foram doados por famílias pelotenses.
A Catedral só veio assumir sua configuração atual entre 1947 e 1948, quando foram construídas a cripta e a grandiosa cúpula (desenho do arquiteto Roberto Offer, de 1847), pelo arquiteto Victorino Zani. Para completar seu trabalho, vieram da Itália os artistas Aldo Locatelli e Emílio Sessa, que se encarregaram da decoração interna do templo, a convite de Dom Antonio Zattera. A pintura mural foi realizada com têmpera sobre reboco seco. A tinta resulta da mistura de pigmentos com aglutinantes solúveis em água, que podem ser cola, ovo, caseína, etc.
Composição figurativa, estruturada sobre uma base geométrica, onde se pode sentir unidade, harmonia e equilíbrio. A combinação de cores determina a oposição entre os claros e escuros, o artista modela e produz texturas por meio da cor. Vários estilos foram utilizados pelo pintor Aldo Locatelli: renascentista, na composição, perspectiva, "sfumato" (sombreados), maneirista, complexidade das posturas, graça, forma serpentinada, variedade dos aspectos do corpo, barroco, força na ação, combinação de luminosidade e dramaticidade, iluminação em diagonal.
Aldo Locatelli ficou conhecido pelo seu magnifico trabalho. Foi contratado depois para pintar a Catedral de Porto Alegre, o Palácio Piratini e a Igreja de Caxias do Sul. Mas sua obra maior está na Catedral de São Francisco de Paula, que originou sua vinda diretamente da Itália a fim de executá-la.
Lucas Mattos da Silva.
Casarão 2
Localização: Pç. Coronel Pedro Osório, nº 2.
Um pouco da história
Construção : 1830
Construído inicialmente em estilo colonial, de telhado com beiral, foi erguido para o charqueador José Vieira Viana. Não possui porão nem recuos e com aberturas pequenas.
Sofreu uma substancial modificação por volta de 1880,quando foi adquirido pelo também charqueador José Antônio Moreira (Barão de Butuí),que o presenteou a seu filho Ângelo Gonçalves Moreira. Para essa reforma, foi contratado o arquiteto José Izella Merotte, que a identificou com as casas vizinhas, adotando uma "aparência clássica" construindo mais um pavimento e o coroando com uma platibanda vazada e frontões para marcar o acesso principal ou o centro do prédio. Além disto, houve a aplicação de pilastras sobre as paredes, e a adoção das diferentes ordens de origem greco-romana, e do enquadramento e emolduramento das aberturas. Esta edificação possui um elemento marcante: o mirante, de onde o movimento no canal São Gonçalo era observado.
Hoje este local está sendo recuperado para ser Casa de Cultura e Museu Adail Bento Costa.
Lucas Mattos.
Antiga Escola de Agronomia
Localização: Rua Lobo da Costa
Construção: 1881 a 1883.
Localizada em frente ao Mercado Central, foi elaborada pelo desenhista e aquarelista Dominique Pineau. Concebido inicialmente como escola municipal pelos herdeiros do tenente Coronel Eliseu Antunes Maciel, para prestar-lhe uma homenagem, o prédio foi cedido pela Câmara em 1883 para a fundação da Escola de Medicina Veterinária e Agricultura Prática.
Em 1884, foi anexado ao prédio outro bloco para o Instituto Vacinológico no terreno adjacente. Formado por dois blocos, constitui-se o bloco principal de quatro grandes salas e um gabinete para o diretor. De características formais ecléticas, é uma construção térrea com porão. Possui no seu acesso corpo avançado composto por escadaria, colunas e frontão triangular. No coroamento, platibanda vazada com globos. Decoração com inscrições como: Literatura, Ciência, Indústria e Artes que fazem referência à sua função.
Arrematando o frontão, cabeça com raios de luz divergentes, menção à sabedoria.
Atualmente o prédio pertence à Universidade Federal de Pelotas.
Lucas Mattos
Construção: 1881 a 1883.
Localizada em frente ao Mercado Central, foi elaborada pelo desenhista e aquarelista Dominique Pineau. Concebido inicialmente como escola municipal pelos herdeiros do tenente Coronel Eliseu Antunes Maciel, para prestar-lhe uma homenagem, o prédio foi cedido pela Câmara em 1883 para a fundação da Escola de Medicina Veterinária e Agricultura Prática.
Em 1884, foi anexado ao prédio outro bloco para o Instituto Vacinológico no terreno adjacente. Formado por dois blocos, constitui-se o bloco principal de quatro grandes salas e um gabinete para o diretor. De características formais ecléticas, é uma construção térrea com porão. Possui no seu acesso corpo avançado composto por escadaria, colunas e frontão triangular. No coroamento, platibanda vazada com globos. Decoração com inscrições como: Literatura, Ciência, Indústria e Artes que fazem referência à sua função.
Arrematando o frontão, cabeça com raios de luz divergentes, menção à sabedoria.
Atualmente o prédio pertence à Universidade Federal de Pelotas.
Lucas Mattos
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